Como deixar o Windows 10 mais rápido? Confira 9 dicas!



    Com certeza o Windows 10 é um dos melhores já feito pela Microsoft. Mas como nem tudo é perfeito, o Windows 10, assim como os outros Windows, vem com a configuração padrão com o intuito de mostrar todos os recursos e efeitos de design.

   Não que isso seja ruim, é muito bom ter novos recursos e um visual bonito em um novo Windows, porém isso pode prejudicar o desempenho para quem possui um computador não muito potente.

   Além disso, algumas opções que já deveriam vir ativadas no Windows, por algum motivo vem desativadas por padrão, vai entender não é mesmo?

    Por este motivo, nós da Tecno Entusiastas, preparamos algumas dicas para melhorar o desempenho do seu Windows 10 e deixa-lo mais rápido. Então, vamos lá!

1 - Ative a opção para o Windows 10 reconhecer todos os núcleos do seu processador  

    A primeira dica é fazer com o que o Windows 10 reconheça todos os núcleos do seu processador. 

    Essa dica pode ser feita em outras versões do Windows e ela vai ajudar a melhorar o desempenho do seu computador.

    Vá no Pesquisar do seu Windows e digite "Executar". Depois digite "Msconfig" e clique em Ok. Vai aparecer a janela de Configuração do Sistema. Vá na guia Inicialização do Sistema e clique em "Opções Avançadas".

    Na próxima tela, clique em "Número de processadores" para ativar a opção e em seguida coloque o número máximo de núcleos do seu processador e em seguida clique em "Ok", como na imagem abaixo. Depois clique em "Aplicar" e em seguida em "Ok" e depois reinicie o computador quando for solicitado.


2 - Desabilitar programas da inicialização

   Os programas que iniciam junto com o Windows, faz o processador trabalhar mais e deixa a inicialização do sistema mais lenta. Com essa dica, seu Windows 10 vai iniciar mais rápido. Lembrando que você sempre deve deixar os programas de segurança iniciar junto com o Windows.

   Clique nas teclas "Ctrl + Alt + Delete", em seguida em "Gerenciador de Tarefas". Vá na guia "Inicializar", verifique os programas que estão habilitados para iniciar junto com o Windows e "desabilite" os programas que você não quer e que são desnecessários.


3 - Utilize o plano de energia em alto desempenho

   Ao ativar essa opção, o sistema irá te avisar sobre aumento de consumo de energia, mas na verdade nem vai fazer diferença e seu Windows 10 terá um melhor desempenho.

   Em Pesquisar do seu Windows, digite "Energia e Suspensão", depois clique em "Configurações de Energia adicionais". Em Opções de Energia, selecione a opção "Alto desempenho" ou "Desempenho Máximo" se houver.


4 - Desabilitar os efeitos visuais do Windows 10

    Por padrão, os efeitos visuais do Windows 10 vem habilitados. Apesar de apresentar um design agradável, estes recursos acabam prejudicando o desempenho e por este motivo é bom desabilitar estes efeitos. 

   Vá em Iniciar>Configurações>Sistema>Sobre. Em Sobre, clique em "Configurações avançadas do sistema". Na janela que abrir, vá na guia Avançado e depois clique em "Configurações".

    Na janela Opções de Desempenho, vai ter a guia Efeitos Visuais, selecione a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".

   Para não deixar a aparência do Windows muito simples e feia, recomendamos deixar as seguintes opções ativadas: "Mostrar miniaturas em vez de ícones", "Mostrar retângulo de seleção translúcido", "Usar fontes de tela com cantos arredondados" e "Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho."  Depois clique em Aplicar e Ok.


5 - Desativar a indexação de pesquisa (Windows Search)

    O Windows Search é um buscador que ajuda a localizar arquivos no computador rapidamente como e-mails, fotos, documentos, entre outros. O problema é que este serviço consome bastante o  processador e poderá deixar seu PC mais lento. Confira abaixo como desativar.

    Na pesquisa do Windows digite "Serviços". Na próxima janela, procure por "Windows Search" e clique nele. Depois clique em "Parar serviço" no lado superior esquerdo. 

    Por último, clique com o botão direito do mouse no "Windows Search", vá em "Propriedades", em Tipo de inicialização coloque em "Desativado" e clique em Aplicar e depois em Ok.


6 - Limpeza de arquivos e registro

    Depois de um tempo utilizando o computador, instalando e excluindo programas e arquivos e também navegando na internet, alguns resíduos vai se acumulando e isso vai deixando o Windows mais lento. Por este motivo, é essencial você fazer uma limpeza de arquivos e no registro do Windows.

    Existem diversas ferramentas que fazem a limpeza de arquivos e registro e nós recomendamos o CCleaner, ferramenta número 1 para limpeza de PC. O CCleaner possui uma versão gratuita e outra paga com bem mais recursos. Clique aqui para conhecer e baixar o programa.

7 - Ative o sensor de armazenamento

    Um recurso pouco conhecimento e relativamente recente do Windows 10, o sensor de armazenamento é bem útil e interessante. Com ele é possível liberar espaço no HD automaticamente, livrando-se de arquivos inúteis como arquivos temporários ou conteúdos na lixeira.

    Para ativar vá em Iniciar>Configurações>Armazenamento e Ative o Sensor de Armazenamento. Depois clique em "Configurar o sensor de armazenamento ou executá-lo agora". Recomendamos deixar em "A cada semana". Assim, toda semana seu sistema será limpo automaticamente.


8 - Desfragmentar o disco rígido

    Outra dica para melhorar o desempenho do seu sistema, é fazer a Desfragmentação do seu HD.

    Para fazer isso, vá em "Pesquisar" e digite "Desfragmentar e Otimizar Unidades". Na próxima janela, selecione a unidade do disco rígido e clique em "otimizar". Não recomendamos desfragmentar SSD, pois não há ganho de desempenho e ainda irá diminuir sua vida útil.

9 - Utilize um bom antivírus

    Por último e não menos importante, é primordial utilizar um bom Antivírus para manter seu sistema seguro e em perfeito funcionamento.

  Existem diversos Antivírus disponíveis no mercado, gratuitos e pagos. Recomendados utilizar um Antivírus aprovado e com uma boa pontuação dada pela AV Comparatives, uma renomada organização independente que testa e avalia softwares antivírus.

    Os Antivírus pagos são melhores, pois possuem ferramentas adicionais de segurança como prevenção de ameaças da rede, proteção contra ransomware, firewall avançado, entra outras funções exclusivas. 

    Geralmente um Antivírus pago possui uma licença anual e não é tão caro quanto muitos imaginam. Confira aqui alguns excelentes Antivírus pagos e escolha o que lhe agradar. Com certeza, vai valer a pena manter seu sistema mais protegido.



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nota 10 nas dicas, vou fazer tudo passo a passo. Continue nos ajudando, amigos.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)